Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoaoBrigidoVieira.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre dimensionamento de reforço de pilar
Autor(es): Vieira, João Brígido Ribeiro Gonçalves
Orientador(es): Martins, Paulo Chaves de Rezende
Assunto: Materiais de construção
Concreto armado
Data de apresentação: 8-Dez-2015
Data de publicação: 1-Abr-2016
Referência: VIEIRA, João Brígido Ribeiro Gonçalves. Estudo sobre dimensionamento de reforço de pilar. 2015. x, 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem como objetivo semi-automatizar as verificações de serviço, por uso do programa Excel, de reforço de pilar genérico retangular e constante ao longo do seu comprimento submetido à flexão composta reta, aplicam-se os critérios de acordo com a NBR6118:2014. Estão descritas as quatro principais técnica de reforço atual no mercado brasiliense. A ferramenta de dimensionamento será aplicável a duas técnicas de reforço mais executadas em Brasília, encamisamento com concreto armado com aumento de seção e aplicação de resina epóxi para fixação de barras de aço externas. O estudo tem como meta também o entendimento do mecanismo de ruptura desses elementos compostos. O estudo também se propõe a investigar as verificações prescritas pela NRB 6118:2014 de serviço que se aplicam ao caso de pilares reforçados. O método de análise para calcular a transferência de tensões utilizado foi método do modulo de elasticidade ajustado para transferência diferida de tensão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons