Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucilenedaMaiaFreire.pdf580,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental no contexto da escola publica, um olhar sobre as aulas de Ciências nas séries iniciais
Autor(es): Freire, Lucilene da Maia
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Educação ambiental
Ciências (Ensino fundamental)
Consciência ambiental
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: FREIRE, Lucilene da Maia. A educação ambiental no contexto da escola publica, um olhar sobre as aulas de Ciências nas séries iniciais. 2015. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015.
Resumo: Esta monografia, se propõe investigar como está sendo a conscientização na educação Ambiental A Educação Ambiental no contexto da escola publica, um olhar sobre as aulas de Ciências nas séries iniciais,com enfoque nos processos de escolarização do 5º ano do ensino fundamental. Dentre outras motivações que levaram a escolha esse tema de estudo, está a constatação de que o ser humano em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo novos conhecimentos e transformando os conhecimentos adquiridos para adequar melhor em sua vida no meio social e cultural. Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as principais contribuições propiciadas pela educação ambiental na mudança e desenvolvimento de hábitos e atitudes relacionadas com a preservação do meio ambiente em uma turma de alunos do ensino fundamental. Este estudo será relevante para a qualidade do ensino com a contribuição na conscientização da educação ambiental, deve ser um exercício para a cidadania, devido à ação do ser humano contra a natureza que vem causando o desequilíbrio ambiental. A escola é o local que nutre de informações a busca pelo conhecimento na qual serão utilizados para desenvolver ações no âmbito da Educação Ambiental. Para formar cidadãos conscientes é fundamental que se trabalhe, além do aspecto cognitivo, o afetivo e o psicológico. O trabalho com a realidade local permite à criança assimilar o que está sendo aprendido, e nesse sentido, os conteúdos de meio ambiente são integrados ao currículo, quando tratados nas diversas áreas do conhecimento na prática educativa. A escola tem o papel de formadora de opinião, o educador deve ser o que desperta o desejo de aprender e os alunos devem ativamente construir o que se aprende na sala de aula, fatores importantes para evolução a da Educação Ambiental nas escolas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons