Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndreVieiraPaulaBenia.pdf20,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional
Autor(es): Bênia, André Vieira Paula
Orientador(es): Abreu, Alexandre Maduro de
Assunto: Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Sport Club Internacional
Data de apresentação: 19-Fev-2016
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: BÊNIA, André Vieira Paula. Atributos determinantes na fidelização de torcedores do S.C Internacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a mudança no cenário mundial atual, surgiu uma maior interação entre o mundo dos negócios e o esporte. Neste contexto, o termo Marketing Esportivo ganhou notoriedade e interesse de estudos. Não apenas em âmbito mundial o futebol se encontra na primeira posição entre os esportes. No Brasil, há anos, este esporte é o mais praticado e acompanhado pela população brasileira. O objetivo deste estudo é: identificar e analisar os atributos que levam o torcedor do S.C. Internacional a se associar ao clube. Para auxiliar nesta resposta, foram levantadas informações a respeito de Gestão do Esporte, Marketing Esportivo, Torcedor Esportivo e Atributos. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa junto aos torcedores do Sport Club Internacional para determinar fatores determinantes na tomada de decisão sobre a adesão ao Programa de Sócio Torcedor do clube. Resultados indicam que atributos relacionados a infraestrutura do clube e a qualidade do evento oferecido são determinantes para a fidelização do torcedor, seguidos por atributos importantes, como autoimagem do indivíduo e sua socialização com outros torcedores, alem da atributos ligados à gestão do clube. Ao final do estudo concluiu-se que os fatores Preços e Descontos, além de Resultados e Produtos não ficaram à frente de dos demais, corroborando com a teoria abordada, que indica a paixão como principal característica deste tipo de torcedor, acima da razão. Com base nos dados e resultados obtidos, conclui-se que o trabalho teve seus objetivos alcançados, sendo possível identificar os atributos determinantes para a fidelização do torcedor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons