Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EliasRodriguesDaFonsecaJunior.pdf994,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a estrutura sociorrelacional e o desempenho dos colaboradores do TCDF
Autor(es): Fonseca Junior, Elias Rodrigues da
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Redes sociais
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Administração pública
Data de apresentação: 4-Fev-2016
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: FONSECA JUNIOR, Elias Rodrigues da. A relação entre a estrutura sociorrelacional e o desempenho dos colaboradores do TCDF. 2016. 68 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho buscou analisar a estrutura sociorrelacional dos colaboradores da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCDF, estudando as relações sociais internas e externas dessa rede para podermos visualizar os impactos que essas relações geram no desempenho individual de seus atores. Para tanto, a pesquisa partiu em busca de mapear e caracterizar a rede através da análise de redes sociais, além de definir os pontos que mais influenciam o desempenho dos colaboradores para confirmar se existe relevância na proposta apresentada. Foram entrevistados 44 atores da Secretaria de Gestão de Pessoas, em um estudo qualiquantitativo que se utilizou da ARS, Análise de Redes Sociais, associada a diferentes técnicas de análise de dados como o uso de correlações, regressões lineares e análise de conglomerados. O mapeamento da estrutura sociorrelacional permitiu a confirmação da influência das relações interpessoais no desempenho dos colaboradores. Observou-se que os gestores ocupam as posições mais centrais do mapa, mostrando o alinhamento da rede relacional e da estrutura formal no TCDF. Foi constatado que a percepção gerencial do desempenho dos colaboradores sofre alterações positivas, conforme aumenta o poder relacional dos avaliados, portanto, as avaliações de desempenho no Tribunal não são impessoais. Os atores com mais poder relacional apresentaram resultados melhores, porém, percebeu-se que o desempenho se relaciona ao equilíbrio relacional, e não no poder relacional. Ou seja, um indivíduo com muitas amizades tem mais facilidade de ser reconhecido do que aquele menos relacionado, porém a pessoa mais equilibrada em suas relações, é aquela que possui melhor desempenho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons