Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JunioBragaBorgesSilva.pdf444,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre gestão, mudança de governo, efetividade e continuidade dos projetos esportivos sociais
Autor(es): Silva, Júnio Braga Borges
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Políticas públicas
Políticas públicas sociais esportivas
Esportes
Programa Segundo Tempo
Data de apresentação: 2-Jul-2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: SILVA, Júnio Braga Borges. Relação entre gestão, mudança de governo, efetividade e continuidade dos projetos esportivos sociais. 2015. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho abordou a continuidade das políticas públicas sociais esportivas, levando em consideração as variáveis de gestão financeira, estrutural e de pessoas, mudança de governo e efetividade. Utilizando como objeto de pesquisa o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, onde foi identificada a influencia desses fatores por meio de entrevistas semiestruturadas com os principais coordenadores do Segundo Tempo. Essas variáveis se confirmaram no estudo como sendo responsáveis pela continuação dos projetos e também neste foi encontrado que os valores organizacionais influenciam na forma em que o programa é conduzido, além de que nas entrevistas a variável burocracia apareceu como fator determinante para a perenização dos projetos esportivos. No que tange o Programa Segundo Tempo não foi encontrado relação direta entre os anos eleitores para Presidente e o PIB brasileiro no aumento e a diminuição dessa política. Outro resultado encontrado na pesquisa e que apesar de uma aparente diminuição do número de convênios abertos no Brasil, esse programa não deve acabar, devido a sua importância e o seu valor social para o próprio Ministério do Esporte, sociedade e entidades conveniadas, isso se verificou por meio dos discursos dos entrevistados. O que de fato pode está ocorrendo é uma priorização para os megaeventos esportivos que aconteceram e vão acontecer no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons