Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmadoJoseBuenoNetto.pdf564,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das políticas e diretrizes do SIPEC no que tange à gestão de pessoas em um órgão setorial, ao longo dos últimos dois anos
Autor(es): Netto, Amado José Bueno
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Gestão de pessoas
Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC)
Administração pública - gestão de pessoas
Administração pública
Data de apresentação: 25-Nov-2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: NETTO, Amado José Bueno. Avaliação das políticas e diretrizes do SIPEC no que tange à gestão de pessoas em um órgão setorial, ao longo dos últimos dois anos. 2015. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar de que maneira o modelo de gestão de pessoal do SIPEC influencia na efetividade da entrega de produtos de aposentadoria e pensão produzidos no âmbito de uma setorial do SIPEC sob a perspectiva de seus servidores, por meio de comparação das políticas públicas concernentes a esses assuntos previdenciárias formuladas pelo órgão central do SIPEC, com a sua aplicabilidade na prática no âmbito de uma setorial, avaliando se essa modelagem de sistemas do SIPEC efetivamente uniformiza a aplicação e o cumprimento da legislação de recursos humanos e se alcança os resultados propostos pela organização, com a execução das tarefas de modo a imprimir o máximo rendimento e a reduzir os custos operacionais. Buscou-se nas teorias de Administração Pública a fundamentação para o modelo de gestão vigente no Governo Federal, principalmente as formuladas por estudiosos como Matias-Pereira (2014) e Paludo (2012). A pesquisa foi realizada em campo, com coleta de dados na forma de entrevistas parcialmente estruturadas, com os servidores de um órgão setorial do SIPEC, e com pesquisa documental, principalmente no sítio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no qual a Secretaria de Gestão Pública, que é o órgão central do SIPEC, é vinculada. Foram entrevistados quatro servidores da setorial, visando identificar suas percepções em relação ao modelo de gestão de pessoal, o SIPEC, adotado no âmbito do Governo Federal, e quanto a sua efetividade. Os resultados apontam que os servidores pesquisados o concebem com um modelo efetivo, pois alcança uniformização na aplicação de normas e de procedimentos. Foi percebido que esse modelo organizacional influência o trabalho dos servidores, pois direciona a conduta e a maneira de agir dos executores. A pesquisa demonstrou que o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, concebido em 1970, alcança a padronização no âmbito do SIPEC, bem assim que não há, ainda, como mensurar se os resultados alcançados com esse modelo são satisfatórios e atendem aos anseios do Governo Federal e da sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons