Título: | Alfabetização e letramento : o desafio de descobrir, aprender e usar a língua escrita |
Autor(es): | Pereira, Claudinei dos Santos |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Alfabetização Letramento Educação de crianças |
Data de apresentação: | 14-Dez-2015 |
Data de publicação: | 29-Mar-2016 |
Referência: | PEREIRA, Claudinei dos Santos. Alfabetização e letramento: o desafio de descobrir, aprender e usar a língua escrita. 2015. v, 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar o processo de alfabetização e letramento: descobrir, aprender e usar a língua escrita em seu próprio benefício. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como uma professora do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Mozarlândia-Go tem trabalhado com seus alunos a alfabetização e o letramento.
E como os objetivos específicos: identificar os conceitos de alfabetização e letramento, utilizados pela professora participante do estudo. Identificar como a professora faz seu planejamento, envolvendo a alfabetização e letramento em sua turma. Analisar como estão caracterizados os termos: alfabetização e letramento no Projeto Político Pedagógico da Escola. Além de contextualizar a respeito dos temas alfabetização e letramento. A pesquisa de campo é de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Dominar os conceitos de alfabetização e letramento, e entender como o letramento acontece na sala de aula no decorrer do processo de alfabetização. A alfabetização e o letramento se somam para propiciar condições ao aluno de ser capaz de ler e escrever além de fazer uso adequado da língua escrita, isto significa orientar a criança para os domínios da tecnologia da escrita. Outro resultado da ação de ensinar e de aprender a ler e escrever são estimular o aluno ao exercício de práticas sociais de leitura e escrita, que é a finalidade maior da educação formal. Este trabalho de pesquisa foi de grande valia para minha formação docente, pude com este trabalho observar o dia-a-dia de uma Escola, ter a experiência de estar na sala de aula, acompanhar uma prática pedagógica muito rica para a construção de meu conhecimento, compreender com especificidade os conceitos de alfabetização e letramento, saber a importância destes para o ensino/ aprendizagem das crianças. Sabendo que as crianças devem ser estimuladas a desenvolverem leitura e escrita de forma prazerosa, que lhes permita inserção social, compreensão de mundo, interação no meio que o cerca. A coleta de dados teve os seguintes instrumentos: um questionário com seis questões e o roteiro de observação. As técnicas de coleta de dados foram o questionário com a professora e a observação não participantes das aulas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: a) Após analisar a prática pedagógica da professora ficou evidente que ela trabalha contemplando alfabetização e letramento; b) Identifiquei que ela utiliza recursos como: livro literário, leitura de imagem, reconto oral, produção de texto coletivo e roda de leitura; c) Na sistematização dos conteúdos ela discorre de forma interdisciplinar propiciando o ver e o rever da leitura e da escrita; d) Ao analisar o Projeto Político Pedagógico ficou visível que neste, a alfabetização e letramento são processos pedagógicos distintos que devem ser trabalhados de forma paralela e indissociável. Concluo que a alfabetização e letramento são fundamentais e devem está presente em uma prática pedagógica capaz de propiciar um alfabetizar na perspectiva do letramento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|