Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarolinaAndradeCaetanodeSousa.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Considerações acerca da acurácia dos instrumentos de detecção de focos de incêndio no Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Carolina Andrade Caetano de
Orientador(es): Oliveira, Carlos Henke de
Assunto: Sensoriamento remoto
Incêndios florestais
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: SOUSA, Carolina Andrade Caetano de. Considerações acerca da acurácia dos instrumentos de detecção de focos de incêndio no Distrito Federal. 2014. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Os padrões espaço-temporais dos focos de incêndios podem ser identificados diretamente a partir de imagens de sensores orbitais. No entanto, existem diversas limitações tecnológicas, metodológicas que interferem na acurácia dos dados de focos de incêndio detectados pelos sistemas sensores. Tendo em vista a importância de se obter dados confiáveis para análises correntes, o presente estudo avalia os instrumentos de detecção de focos de incêndio. Na primeira parte do trabalho, um modelo de nebulosidade estimada foi construído levando-se em consideração o modelo de radiação para céu claro desenvolvido por Bird e Hulstrom (1981) e os dados de radiação fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia(INMET). A razão entre dados de radiação medida e a radiação modelada representa a transmitância atmosférica. Os dados de transmitância foram utilizados para quantificar a influência da nebulosidade na detectabilidade de focos de incêndio. A análise da influencia da nebulosidade demonstra que o índice de incidência solar deve ser próximo ao máximo, para que grande parcela dos focos seja identificada. Na segunda parte do trabalho, o estudo realizado por Miller (1990), que trata de um programa que apresenta equações relacionadas às órbitas dos satélites; e o estudo realizado por Hoots e Roehrich(1988) que descreve modelos para resolução de questões relacionadas à posição e velocidade dos satélites utilizando a base de dados NORAD-TLE, foram utilizados para desenvolver um script de rastreamento que corrigiu inadequações no horário de digitalização dos satélites contidos na base original do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). Essas alterações permitiram que a precisão posicional necessária fosse atingida para quantificar a influência do ângulo de visada dos satélites na detecção de focos de incêndio. Focos de incêndio são identificados principalmente em condições de céu claro e em posição nadir.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons