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Título: O processo de inclusão, na rede regular de ensino da cidade de Faina – Goiás, das crianças do primeiro segmento do ensino fundamental com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Alves, Lívia Cristina de Morais
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Inclusão escolar
Distúrbios da aprendizagem
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: ALVES, Lívia Cristina de Morais. O processo de inclusão, na rede regular de ensino da cidade de Faina – Goiás, das crianças do primeiro segmento do ensino fundamental com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2015. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faina-GO, 2015.
Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo central investigar o processo de inclusão das crianças do primeiro segmento do ensino fundamental com TDAH no ambiente escolar. Foi escolhido por ser um dos problemas na educação que frequentemente são alvos das reclamações de pais, gestores e professores. Para atingir este propósito procedeu-se à pesquisa qualitativa eutilizou-se pesquisa bibliográfica em livros, monografias, internet e artigos para reunir dados sobre o assunto. Aplicou-se como procedimentos metodológicos, entrevista semiestruturada e observações,com vistas a analisar como essas crianças são incluídas na rede regular de ensino na cidade de Faina- Goiás. No decorrer do estudo foi possível perceber como acontece o atendimento aos alunos TDAH e como ele está previsto no Projeto Político Pedagógico da Escola, verificar como a comunidade escolar convive com o aluno portador de TDAH. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que: ainda existe uma distância muito grande em efetivar a verdadeira escola inclusiva, as políticas públicas não são eficientes sem a preparação dos professores, as escolas precisam incorporar a ideia da gestão democrática, toda escola precisa buscar uma qualidade diferenciada no seu trabalho criar estratégias de ensino-aprendizagem e assim poder abarcar todas as necessidades dos alunos com TDAH, de forma que eles possam ter direito a uma educação eficiente e que os preparem para a vida.
Abstract: This present study was aimed at investigating the process of inclusion of children of the first segment of elementary school with ADHD at school. It was chosen as one of the problems in education that are often targets of complaints from parents, administrators and teachers. To achieve this purpose proceeded to qualitative research and used literature in books, monographs, articles and internet to gather data on the subject. Applied as methodological procedures, semi-structured interviews and observations, in order to analyze how these children are included in the regular school system in the city of Faina- Goiás. During the study it was revealed as in the care of ADHD students and how it It is set out in the Pedagogical Political Project of the School, to see how the school community lives with the student with ADHD. The results allowed us to conclude that there is still a very long way in effecting the real inclusive school, public policies are not effective without the preparation of teachers, schools need to incorporate the idea of democratic management, every school must seek a different quality in their work to create teaching and learning strategies and thus be able to cover all the needs of students with ADHD so that they may be entitled to effective education and to prepare them for life.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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