Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LilianeMariaBelodoAmaral.pdf252,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Causas da evasão discente no curso de Filosofia de uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Amaral, Liliane Maria Belo do
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Evasão universitária
Universidades e faculdades - currículos
Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB)
Filosofia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 25-Nov-2010
Referência: AMARAL, Liliane Maria Belo do. Causas da evasão discente no curso de Filosofia de uma instituição pública de ensino superior. 2009. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Com o aumento significativo do número de Instituições de Ensino Superior no Brasil nesta última década, que permitiu a possibilidade da inserção de pessoas no ensino superior, as universidades estão tendo que conviver, cada vez mais, com um fenômeno chamado evasão. A evasão revela causas que incluem fatores sócio-econômico, cultural e familiar. O foco do presente trabalho recai no curso de Filosofia de uma Instituição de Ensino Público Federal, e busca identificar as principais razões que levaram vários estudantes do curso a abandonarem sua trajetória acadêmica. O conceito de evasão adotado no estudo compreende somente os alunos que abandonaram os seus estudos, conforme Ristoff (1999) e Pereira (1995).Foram analisados documentos diversos da Instituição, especialmente os disponibilizados em Sistema Informatizado e pela Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica. Além disso, foram aplicados questionários para alunos que abandonaram o curso no período de 2004 a 2008, e professores em exercício do Departamento, incluindo dois coordenadores de curso. Dados oficiais da Instituição referentes aos alunos que ingressaram em 2004 revelam que 43% abandonaram o curso de Filosofia. Os questionários evidenciaram que as principais razões da evasão no curso pesquisado se relacionam às condições socioeconômicas e interesses pessoais que dificultam conciliar estudo, trabalho e família. Para finalizar, incluem-se algumas sugestões que podem contribuir para minimizar o fenômeno da evasão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.