Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DaniloRicardoLopesBatistaRocha.pdf713,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de valor em tarifas de serviços
Autor(es): Rocha, Danilo Ricardo Lopes Batista
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Finanças comportamentais
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: ROCHA, Danilo Ricardo Lopes Batista. Percepção de valor em tarifas de serviços. 2013. 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda fatores que podem influenciar nas decisões de compra das pessoas. Diferentemente do que a Teoria Moderna de Finanças defende (que os indivíduos avaliam todas as possibilidades para escolher racionalmente a melhor), a Finanças Comportamentais acredita que emoções, apego, normas sociais, entre outros, podem influenciar nas decisões das pessoas. Dessa forma, o trabalho apresenta conceitos e experiências relacionadas a Finanças Comportamentais e foca, principalmente, na experiência realizada por Dan Ariely referente ao custo do Custo Zero. Segundo Dan Ariely, o Grátis! influencia nas escolhas das pessoas e pode fazer com que essas pessoas decidam por alternativas menos racionais. Para complementar a pesquisa de Dan Ariely, realizamos uma pesquisa com alunos da Universidade de Brasília – UnB através de questionários distribuídos aleatoriamente nos blocos de aula da universidade. Nos questionários constavam perguntas com alternativas de escolha entre o gratuito e o racional. Diferentemente do resultado encontrado por Dan Ariely, nossos resultados demonstraram que os alunos da Universidade de Brasília – UnB não foram influenciados pelo fator Grátis!.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons