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dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de-
dc.contributor.authorJuntolli, Danielle Domingues-
dc.identifier.citationJUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.en
dc.description.abstractO constante processo de transformação pelo qual a contabilidade tem passado nos últimos anos, modificou o modo como os ativos intangíveis são tratados. Cada vez mais, as empresas estão realizando grandes transações em que fica claro uma diferença entre o valor que consta no patrimônio líquido nas demonstrações contábeis e o valor de mercado efetivamente pago. Para muitos autores essa diferença é justamente o valor de ativos intangíveis não contabilizados, como o valor da marca, por exemplo. A marca é tida como um ativo de suma importância para a empresa, pois quando gerida de forma adequada é capaz de gerar muitos benefícios. Conhecedoras disso, muitas consultorias se especializaram em avaliar o valor da marca e o resultado mais evidente é a publicação de rankings listando as marcas mais valiosas. Nesse sentido, o presente trabalho busca verificar a existência de correlação entre o valor da marca apresentado no ranking da Interbrand, consultoria especializa em avaliar o valor da marca, e o valor do patrimônio líquido, com enfoque nas empresas constantes desse ranking. Para isso é necessário conhecer sobre ativos intangíveis, patrimônio líquido, marcas, avaliação da marca e a metodologia adotada pela Interbrand. O resultado, ao analisar o conjunto de empresas, demonstra uma correlação moderada entre as variáveis, de modo que não é possível afirmar que ao aumentar o valor da marca, o patrimônio líquido também tenha o seu valor acrescido. No entanto, ao estudar a correlação para cada empresa individualmente o resultado foi diferente, encontrou-se fortes correlações, tanto negativa como no caso da Banrisul quanto positiva ocorrida com o Bradesco.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMarca - valor de mercadoen
dc.subject.keywordAtivos (Contabilidade)en
dc.subject.keywordMarcas - avaliaçãoen
dc.titleMarca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-24T15:58:19Z-
dc.date.available2016-03-24T15:58:19Z-
dc.date.issued2016-03-24T15:58:19Z-
dc.date.submitted2013-07-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12595-
dc.language.isoPortuguêsen
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