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https://bdm.unb.br/handle/10483/12594
Título: | Estudo da similaridade e transparência dos formulários 20-F divulgados pelas empresas brasileiras no mercado de capitais norte-americano |
Autor(es): | Rocha, Eigy Filipe Leandro da Silva |
Orientador(es): | Souza, Ludmila de Melo |
Assunto: | Mercado de capitais Informação contábil Empresas - políticas de transparência |
Data de apresentação: | 11-Jul-2013 |
Data de publicação: | 24-Mar-2016 |
Referência: | ROCHA, Eigy Filipe Leandro da Silva. Estudo da similaridade e transparência dos formulários 20-F divulgados pelas empresas brasileiras no mercado de capitais norte-americano. 2013. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Os formulários 20-F são uma ferramenta criada pela Securities and Exchange Comission, a
serem divulgadas pelas empresas estrangeiras que aplicam no mercado de capitais norteamericano,
a fim de viabilizar uma comparação entre os investimentos americanos e os
investimentos originados do exterior. Ciente da importância e influência que esses
formulários têm nas tomadas de decisões dos acionistas, esse estudo tem como objetivo
verificar a similaridade e o nível de transparência dos formulários divulgados pelas empresas
brasileiras, nos anos de 2010 a 2012, através de sua estrutura. Utilizando um software de
análise de conteúdo foram comparados os relatórios do ano de 2010 com os de 2011 e os
relatórios de 2011 com os de 2012 de cada empresa, totalizando sessenta relatórios. Essa
comparação apresentou a quantidade de palavras e linhas adicionadas, deletadas ou
modificadas e, também, o valor das diferenças totais para cada par de relatórios. Com os
valores das diferenças totais, e suas médias, foram aplicados dois testes estatísticos que
demonstraram uma proximidade entre as médias e a influência que o período 2010-2011 tem
no período 2011-2012. Os resultados encontrados permitiram avaliar que a estrutura dos
formulários 20-F dessas vinte empresas é muito próxima e, consequentemente, o nível de
transparência desejado não é satisfatório. Portanto, as empresas brasileiras têm adotado uma
prática que possivelmente as prejudica, pois as informações que ocorrem na realidade deixam
de ser divulgadas, perdendo, assim, uma oportunidade de promover a imagem da empresa. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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