Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12588
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessicaGontijodeAquino.pdf694,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Supervisão de usuários de teletrabalho : desafios do gerenciamento a distância
Autor(es): Aquino, Jéssica Gontijo de
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Teletrabalho
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: AQUINO, Jéssica Gontijo de. Supervisão de usuários de teletrabalho: desafios do gerenciamento a distância. 2015. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A barreiras de espaço e tempo que antes nos limitavam, romperam-se com o surgimento da globalização e com os avanços tecnológicos. As organizações viram nisso uma oportunidade para a implementação de novas formas de trabalho que não precisassem estar tão rigidamente ligadas ao ambiente físico da empresa, que pudessem ser exercidas em outro ambiente, cidade ou país, como é o caso do teletrabalho. Porém, com o surgimento de um arranjo de trabalho que se diferencia do tradicional, naturalmente surgem uma série de desafios à serem encarados pela organização, em especial pelos gestores desses trabalhadores. Esse estudo teve como objetivo principal identificar os desafios para o gerenciamento de colaboradores que trabalham com arranjo de teletrabalho. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas construído a partir de estudos científicos sobre o tema. No total, a pesquisa contou com uma amostra de vinte gestores de usuário de teletrabalho de uma empresa pública de tecnologia da informação. Os resultados apontaram para alguns desafios principais no gerenciamento de teletrabalhadores que são a dificuldade de controle e acompanhamento do teletrabalhador, de comunicação, de delimitação de um perfil de teletrabalhador bem como a sua preparação para exercer o seu trabalho, das mudanças na cultura organizacional e da integração do teletrabalhador com a equipe. Esses resultados podem ser extremamente importantes para empresas que tenham o interesse em implantar o arranjo de teletrabalho. Sugere-se que estudos futuros contemplem as lacunas encontradas na presente pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons