Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernandaDutraCordeirodeOliveira.pdf744,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos estudantes universitários sobre os docentes da faculdade de economia, administração e contabilidade da Universidade de Brasília na rede social facebook
Autor(es): Oliveira, Fernanda Dutra Cordeiro de
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Facebook (Rede social on-line)
Redes sociais
Professores universitários
Data de apresentação: 1-Dez-2015
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Fernanda Dutra Cordeiro de. Percepção dos estudantes universitários sobre os docentes da faculdade de economia, administração e contabilidade da Universidade de Brasília na rede social facebook. 2015. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As universidades contam com meios próprios de avaliar seus docentes com base na percepção dos estudantes universitários. No entanto, alternativamente, os alunos têm utilizado as redes sociais, dentre outros intuitos, para julgar e captar informações a respeito dos professores com quem têm interesse em ter aula. Na Universidade de Brasília, o corpo discente recorre a um grupo no Facebook para avaliar seus docentes, tendo em vista, dentre outros motivos, que o resultado da avaliação institucional não é repassado aos estudantes. Por isso, o estudo objetivou identificar a percepção dos alunos em relação aos professores universitários no Facebook, por meio do levantamento dos dados contidos nesta rede social. A coleta de informações teve início em 29/08 e finalizou em 04/10/2015, tendo sido encontradas informações desde julho de 2011 até outubro de 2015. A pesquisa é justificada pelo fato de contribuir na análise de uma nova forma de avaliar, diferente da tradicional. O ambiente em que a avaliação foi instituída é informal, o que gera maior liberdade aos estudantes. Utilizou-se uma amostra que contava com todos os docentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade desta universidade que foram avaliados pelos estudantes. Foram confrontadas as menções dos estudantes em quatro disciplinas com a percepção dos alunos, no Facebook, em relação aos docentes que ministram estas matérias. Observou-se que que não há relação direta entre alto índice de aprovação e recebimento de avaliação positiva do professor por parte dos estudantes. De maneira geral, os alunos empregam comentários estereotipados e antiéticos. Os homens se mostraram mais agressivos em suas colocações do que as mulheres. Os professores de Economia auferiram 1404 comentários, sendo, portanto, os mais comentados. Os docentes de Contabilidade receberam a maior parte de suas avaliações advindas dos alunos do próprio curso, totalizando 822 comentários. Além disso, no período de matrícula, compreendido entre os meses de fevereiro, março, julho e agosto, os alunos participam mais ativamente do grupo de avaliação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons