Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LioneteAlcantaraMorais.pdf310,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A função de secretário(a) de pós-graduação da Universidade de Brasília : análises e perspectivas
Autor(es): Morais, Lionete Alcântara de
Orientador(es): Menezes, Marilde Loiola de
Assunto: Universidades e faculdades - administração de pessoal
Servidores públicos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 25-Nov-2010
Referência: MORAIS, Lionete Alcântara de. A função de secretário(a) de pós-graduação da Universidade de Brasília: análises e perspectivas. 2009. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho tem como escopo uma análise detalhada da função de secretário(a) de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), com vistas ao crescimento dos cursos stricto sensu, que incluem mestrado acadêmico, mestrado profissionalizante e doutorado, além dos cursos lato sensu, voltados à especialização ou ao aperfeiçoamento. Foi feita uma pesquisa empírica junto aos servidores e prestadores de serviços que atuam como secretários de pós-graduação da UnB, através da aplicação de questionário, que obteve 56 preenchimentos das respostas, dentre um universo de 64 secretarias de pós-graduação. O resultado do questionário foi consolidado nas seguintes categorias relativas às características e ao perfil dos secretários envolvidos na pesquisa: situação funcional, escolaridade, tempo de serviço na secretaria de pós-graduação como secretário, importância da criação da Função Gratificada (FG),1 opinião referente à equivalência da FG, recebimento de FG, se o secretário é exclusivo da pós-graduação, se conta com a ajuda de outros colaboradores e dificuldade no desempenho da função. As opiniões apresentadas pelos entrevistados demonstraram consenso principalmente nos tópicos que se seguem: ser muito importante a criação de FG (86%), equivalência da FG de Secretário de Pós-Graduação à de Secretário de Instituto/Faculdade e à de Assistente de Direção (77%) e falta de reconhecimento e apoio institucional (62%). Constatou-se também na pesquisa que 89% dos secretários não recebem nenhum tipo de FG pelo desempenho da função. Dos 11% que recebem FG, esta varia entre FG2 e FG5, correspondentes a cargos pertencentes a outros segmentos e oferecidos pela Direção de suas Unidades Acadêmicas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1258
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.