Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VanessaCristinadaSilvaRosa.pdf256,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As informações da imprensa influenciam na análise economico-financeira das empresas?
Autor(es): Rosa, Vanessa Cristina da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Finanças comportamentais
Empresas - análise econômico-financeira
Data de apresentação: 9-Jul-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: ROSA, Vanessa Cristina da Silva. As informações da imprensa influenciam na análise economico-financeira das empresas?. 2013. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As Finanças Comportamentais exploram os comportamentos não-racionais ou incompletos, conforme afirma Shefrin (2000, apud KUTCHUKIAN, 2010), ao contrário da Moderna Teoria de Finanças, que pressupõe que os agentes são racionais e busca maximizar a sua utilidade esperada. Esse estudo tem por objetivo investigar se as informações otimistas publicadas na imprensa influenciam os usuários na análise econômico-financeira das empresas. Para isso, foram aplicados quatro tipos de questionários fechados e estruturados a 670 estudantes de contabilidade, administração, economia, gestão do agronegócio, publicidade e propaganda, psicologia, gestão de políticas públicas, fonoaudiologia e letras. O questionário A continha apenas demonstrações contábeis, enquanto que os modelos B, C e D continham um texto publicado na imprensa sobre a mesma empresa, sendo que esse texto era otimista, pessimista e misto (otimista/pessimista), respectivamente. Os resultados apresentados mostraram que as informações otimistas não influenciam a análise dos respondentes. Ainda, pessoas consideradas otimistas, tenderam a dar melhores notas. Observou-se, também, que a idade influenciou inversamente o nível de confiança que os respondentes possuem na informação que recebem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons