Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12561
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FillipeFerrari.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento financeiro : quais são as características dos que buscam auxílio de um profissional para confecção do plano de ação?
Autor(es): Ferrari, Fillipe
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Planejamento financeiro
Mercado financeiro
Investimentos - perfil de investidores
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: FERRARI, Fillipe. Planejamento financeiro: quais são as características dos que buscam auxílio de um profissional para confecção do plano de ação? 2015. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A atual crise econômica vivida no cenário nacional levou ao cidadão comum a uma sensação de insegurança relacionado ao capital próprio, à alocação dos investimentos, qual situação se encontraria sua família em caso de morte prematura entre outros diversos assuntos que envolvem a vida financeira. Em 2009 foi realizada uma pesquisa pela CPF-board revelando que os consumidores estão preocupados com a aposentadoria e a administração das receitas e despesas em casa, porém dois terços dessas pessoas não tinham qualquer plano escrito ou organizado. A pesquisa também expôs que os que tinham esse plano criado e organizado, sabiam que era de grande importância ter um planejamento financeiro elaborado e viam os benefícios de tê-lo. Com isso levanta-se a seguinte questão de pesquisa: quais são as características das pessoas que buscam auxílio profissional para a confecção seu planejamento financeiro, e assim delegando a mensuração e a criação de um itinerário para alcançar todos os seus objetivos e planos idealizados? Para tanto, foi feita uma pesquisa exploratória com os clientes de uma empresa especializada em planejamento financeiro pessoal e familiar da cidade de Brasília. O artifício para se responder essa questão foi através de uma investigação utilizando o mecanismo do questionário estruturado e se utilizando de dados documentais desta empresa. Chegou-se a conclusão de que as pessoas que buscam o auxilio de um profissional para a confecção de seu planejamento financeiro tem perfil conservador e que adquiriram pouco conhecimento sobre o mercado financeiro. A contribuição desse trabalho foi entender o perfil de quem deseja alcançar metas financeiras e busca auxílio de um profissional para tal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons