Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12559
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VancrisQueirozAlves.pdf417,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto do passivo contingente na análise dos indicadores econômico-financeiros : um estudo sob o enfoque dos índices de endividamento
Autor(es): Alves, Vancris Queiroz
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Passivo contigente
Empresas - nível de endividamento
Empresas - passivo contingente
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: ALVES, Vancris Queiroz. O impacto do passivo contingente na análise dos indicadores econômico-financeiros: um estudo sob o enfoque dos índices de endividamento. 2013. 17 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A classificação de uma expectativa de desembolso futuro em provável ou somente possível determina se os valores relacionados a essa expectativa de desembolso serão ou não contabilizadas, pois quando os gestores julgam como não provável, o desembolso será evidenciado somente nas Notas Explicativas como Passivo Contingente. Com base nisto, esta pesquisa investigou a variação dos níveis de endividamento das empresas da amostra com a contabilização desse Passivo Contingente e analisou se a variação média dos indicadores de endividamento é significativa. Mas verificou-se uma grande dispersão nessas variações. Verificou-se também que as variações médias desses indicadores eram estatisticamente significativas. O estudo mostra que o Passivo Contingente é parte importante na análise da estrutura de uma empresa, apesar de não estar presente no calculo dos indicadores fundamentalistas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons