Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelFrancaRosinha.pdf307,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contratações públicas : o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) como uma alternativa à lei geral de licitações e contratos
Autor(es): Rosinha, Rafael França
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Regime Diferenciado de Contratações
Licitação pública
Brasil. Lei n. 12.462, de 4 de agosto de 2011.
Brasil. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993
Data de apresentação: 9-Jul-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: ROSINHA, Rafael França. Contratações públicas: o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) como uma alternativa à lei geral de licitações e contratos. 2013. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Para atender às exigências dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil e, também, a fim de promover as condições adequadas para a realização dos mesmos é necessário o investimento Estatal. Nesse sentido, foi criada a Lei nº 12.462/11 que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Essa lei tem como pressuposto, promover a celeridade do processo licitatório para a execução de grandes obras e evitar os entraves burocráticos da Lei nº 8.666/93. O RDC então tem a prerrogativa de ser um mecanismo mais ágil e eficiente do que a Lei nº 8.666/93. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar quais são os pontos que possibilitam uma maior eficiência, por parte do RDC, à contratação pública. Foi criado um banco de dados após a análise de conteúdo nas licitações, onde se utilizou o RDC, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). De forma complementar foram realizadas entrevistas com os membros de uma das comissões de licitação do DNIT. Após a análise dos dados e das entrevistas, perceberam-se resultados satisfatórios em relação ao RDC. Dentre os resultados, destacam-se: o RDC tornou o processo licitatório mais célere, houve uma redução da burocracia e constatou-se que existem mecanismos intrínsecos ao RDC os quais permitiram que o mesmo fosse considerado mais eficiente que a Lei nº 8.666/93. Com os resultados obtidos, possivelmente a Administração Pública aprimorará ou até mesmo instituirá uma nova Lei Geral de Licitações e Contratos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons