Título: | David Bowie e a pós-modernidade : análise de uma cultura de rupturas |
Autor(es): | Seixas, Tainá de Mesquita Sigmaringa |
Orientador(es): | Silva, Gustavo de Castro e |
Assunto: | Bowie, David, 1947-2016 Estética Camp |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 21-Mar-2016 |
Referência: | SEIXAS,Tainá de Mesquita Sigmaringa. David Bowie e a pós-modernidade: análise de uma cultura de rupturas. 2015. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A sociedade vivencia uma mudança de sensibilidade que vem se instaurando há algumas décadas. Este trabalho consiste na análise de quatro videoclipes do artista britânico David Bowie a partir da compreensão da pós-modernidade, cuja natureza fluida e efêmera se reflete nas interações humanas, nas instituições, nas estruturas sociais e na cultura. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho compõe-se de análise comparativa acerca de conceitos de pós-modernidade, identidade cultural e cultura de massas e, posteriormente, estudo de excerto da obra do cantor David Bowie, cujo recorte foi os anos 70, a partir de estéticas Camp e andróginas, com averiguação de elementos pós-modernos em sua produção. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT Society experiences a change of sensibility that has been befalling since the late 60s. This work constitutes an analysis of the first four David Bowie videos from the understanding of post-modernity, its fluid and ephemeral nature that reflects in human interactions, institutions, social structures and culture. The adopted methodology consists in a comparative analysis of concepts of postmodernism, cultural identity and mass culture, therefore applying such concepts to Bowie’s production in the 70’s, using Camp and androgynous aesthetics to explore post-modern elements in his work. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|