Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12527
Título: | Tempo, visibilidade e invisibilidade : um recorte da fotografia pelas imagens da minha infância |
Autor(es): | Araújo, Hermano Gomes |
Orientador(es): | Lima, Marcelo Feijó Rocha |
Assunto: | Fotografia Fotografia - retratos Fotografia - retratos de família |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 21-Mar-2016 |
Referência: | ARAÚJO, Hermano Gomes. Tempo, visibilidade e invisibilidade: um recorte da fotografia pelas imagens da minha infância. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | No universo da imagem, a fotografia surgiu e se estabeleceu como uma das representações do mundo com maior efeito de realidade. Apesar de sua profunda semelhança com o referente, o que ela mostra não é sempre evidente: como numa disputa entre informações explícitas e implícitas no quadro, para cada elemento que revela, ela esconde um mistério. Há um enorme inventário de códigos circunscritos abaixo de sua superfície. Para além do que a imagem fotográfica diz “olhe, isto é o que você pode ver”, ela quer narrar uma trama cheia de detalhes. Instigado por uma série de retratos de família, este ensaio pretendeu investigar as relações de visibilidade e invisibilidade na fotografia e o seu encadeamento com o tempo, desde a gênese da imagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT In the universe of the image, photography emerged and was established as one of the most realistict world's representations. Despite its profound resemblance to the referent, what it shows is not always evident: as a dispute between explicit and implicit information inside the frame, for each revealed element another mystery is created. There is a enormous inventory of codes underneath its surface. Apart from what the photographic image says – "look, this is what you can actually see" –, it wants to tell us a plot full of details. Instigated by a series of family portraits, this paper aimed to investigate the relation between visibility and invisibility on photography and its contexture with time. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons