Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoaoAugustoGarciadeSantana.pdf597,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alavancagem e rentabilidade : um estudo empírico sobre sua relação para empresas de construção civil
Autor(es): Santana, João Augusto Garcia de
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Alavancagem operacional e financeira
Construção civil - empresas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: SANTANA, João Augusto Garcia de. Alavancagem e rentabilidade: um estudo empírico sobre sua relação para empresas de construção civil. 2013. 17 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os gestores de empresas privadas maximizadoras de riqueza de seus acionistas, dentre as diversas escolhas que fazem, decidem estrutura de custo (proporção de custos e despesas fixas em relação aos custos e despesas totais) e estrutura de capital (proporção de dívida em relação aos ativos total). Tais escolhas implicam em diferentes graus de alavancagem operacional e financeira. O grau de alavancagem operacional mede a variação percentual do lucro operacional por unidade variação percentual na receita de vendas. O grau de alavancagem financeiro mede a variação percentual do lucro líquido por unidade de variação percentual no lucro operacional. Conforme indica a literatura de risco e retorno, espera-se maiores retornos de longo prazo associados a maiores graus de alavancagem, na medida em que maiores alavancagens indicam maiores riscos assumidos pela empresa. No curto prazo, espera-se que maiores alavancagens sejam associadas a maiores variabilidades na rentabilidade, isso porque maior risco pode resultar em menores rentabilidades ex-post. O presente trabalho analisa os níveis de alavancagem operacional e financeira e os indicadores de rentabilidades em empresas da construção civil com ações listadas na BM&FBovespa, para os anos de 2010, 2011 e 2012. Em conclusão, observou-se que as grandezas de rentabilidade e alavancagem financeira são inversamente proporcionais no curto prazo, apresentando correlação negativa, enquanto que os índices de rentabilidade e de alavancagem operacional são diretamente proporcionais. Os resultados estiveram de acordo com pesquisas realizadas anteriormente, que analisaram empresas de outros setores. Este estudo tem relevância no sentido de ser uma conclusão empírica a respeito da relação entre os índices de rentabilidade e alavancagem no curto prazo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons