Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RenataBarbosadeOliveira.pdf244,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interferência do assédio moral na qualidade do trabalho na Universidade de Brasília-UnB
Autor(es): Oliveira, Renata Barbosa de
Orientador(es): Reis, André Luiz Teixeira
Assunto: Assédio moral
Assédio no ambiente de trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
Universidades e faculdades - administração de pessoal
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 23-Nov-2010
Referência: OLIVEIRA, Renata Barbosa de. A interferência do assédio moral na qualidade do trabalho na Universidade de Brasília-UnB. 2009. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo tem como tema a discussão acerca da interferência do assédio moral na qualidade do trabalho na Universidade de Brasília-UnB e objetivando identificar as interferências do assédio moral na qualidade do trabalho na Universidade, como também, analisar o conhecimento que os servidores têm a respeito do tema em questão. Uma boa definição do que venha a ser assédio moral é relatada pela médica do trabalho Margarida Barreto (2000), onde ela diz que assédio moral é “toda exposição prolongada e repetitiva do trabalhador a situações humilhantes e vexatórias no seu ambiente de trabalho”. Para se saber qual o conhecimento que o servidor tem a respeito de assédio moral foi aplicado um questionário com 80 (oitenta) servidores de diversos departamentos da Universidade. Após a análise pôde-se perceber que a maioria dos entrevistados, ou seja, 75% tinham algum conhecimento do que seria assédio moral, uma vez que 55% dos entrevistados discordaram totalmente ao presenciar um servidor sendo motivo de risadinhas e piadinhas por parte do chefe ou colegas de trabalho. Este estudo se justificou uma vez que o tema em questão está cada dia mais presente e, infelizmente, comum nas empresas públicas e particulares. Procurou-se também definir o papel de cada um dos envolvidos no assédio moral e suas conseqüências. Diante dos resultados obtidos, foi constatado que a amostra de os servidores pesquisados na Universidade de Brasília indicaram saber o que significa assédio moral e não concordam com as atitudes tomadas por determinados chefes com relação à exposição humilhante do servidor.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1252
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.