Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_YuccaNaniSilveiraDantas.pdf528,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Falhas conceituais na avaliação de ativos de uso : uma abordagem com base na visão geconiana de custo de oportunidade
Autor(es): Dantas, Yucca Nani Silveira
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Ativos (Contabilidade)
Custo de oportunidade
Valoração econômica
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: DANTAS, Yucca Nani Silveira. Falhas conceituais na avaliação de ativos de uso: uma abordagem com base na visão geconiana de custo de oportunidade. 2013. [30] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O conceito de ativo como potencial de benefícios econômicos futuros é preservado em todas as definições propostas, assim, um ativo é mensurado a partir do desconto para a data corrente dos fluxos de caixa de benefícios futuros que este ativo gera. Contudo, para a avaliação de ativos corpóreos isolados para uso, é comum um desvirtuamento na identificação de quais seriam os fluxos de benefícios líquidos a considerar no cálculo do valor presente. Nesse momento, recorre-se ao conceito de custo de oportunidade para mensurar o valor de determinado ativo em uso. Com a finalidade de demonstrar as impropriedades presentes na mensuração de ativos específicos em decisões de investimentos, este trabalho recorreu a exemplos apresentados no livro Contabilidade Gerencial (2007) de Garrison, Noreen e Brewer, expondo a base conceitual do Sistema de Gestão Econômica – Gecon como solução aos questionamentos apresentados. Percebeu-se que os exercícios costumam misturar a contribuição de diferentes ativos na mensuração de ativos específicos, além de não aplicar corretamente o conceito de custo de oportunidade para o dinheiro que reflete-se na taxa escolhida para o desconto dos fluxos ao longo do tempo de vida do ativo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons