Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianoRafaeldeSouza.pdf422,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do índice IRF-IQG para o caso dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Souza, Adriano Rafael de
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Responsabilidade fiscal
Mato Grosso do Sul (MS)
Goiás (GO)
Goiás (GO) - indicadores de responsabilidade fiscal
Mato Grosso do Sul (MS) - indicadores de responsabilidade fiscal
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: SOUZA, Adriano Rafael de. Análise do índice IRF-IQG para o caso dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo observar se existe diferenças significativas entre os indicadores de responsabilidade fiscal e qualidade de gestão entre o estado de Mato Grosso do Sul e o estado de Goiás. Para a realização dessa análise foi utilizada a metodologia adotada por Gobetti e Klering (2013), que através de uma dupla função de conversão transforma esses indicadores em índices contidos no intervalo [0,1], facilitando assim a sua análise comparativa. Como resultado foi obtido uma diferença significativa com relação a indicadores específicos, já com relação aos índices foi observado que eles se comportavam de forma distinta em relação ao Estado de Goiás, mostrando em parte a tendência de queda do IRF em contra partida o aumento do IQG. Este trabalho contribui complementando a análise desses índices para os estados da região Centro-Oeste.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons