Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreiaMiguensRibeiro.pdf2,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto de programas trainees sobre o desempenho de egressos
Autor(es): Ribeiro, Andréia Miguens
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Programas Trainee
Programas Trainee - participantes - competências
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: RIBEIRO, Andréia Miguens. Impacto de programas trainees sobre o desempenho de egressos. 2015. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Cada vez mais, as empresas devem se adaptar às mudanças constantes do mercado. Fatores exigidos por essa mudança, como inovação e exigência por qualidade, são fruto do investimento em um mesmo ativo: pessoas. Estas devem ser alinhadas aos valores, estratégia e perfil da empresa. O foco das empresas para que isso aconteça tem sido prepará-las para que tenham um desempenho eficiente no alcance de resultados. Os Programas Trainees são treinamentos estruturados e voltados para atividades específicas da empresa. Propõem-se a preparar o membro para o desempenho do cargo, alinhando-o à estratégia e aos valores da empresa. O principal objetivo desta pesquisa foi testar o Impacto em Profundidade de Programas Trainees no desempenho dos egressos. O estudo foi composto por três processos: Mapeamento de competências técnico/cognitivas e comportamentais/afetivas; Construção e validação de um instrumento de avaliação de impacto em profundidade; Comparação das medidas de desempenho comportamental antes e após a realização dos Programas Trainees. As respostas de 130 participantes, de nove cursos diferentes na Universidade de Brasília, foram submetidas a análises descritivas. A coleta de dados se deu em dois momentos distintos: no primeiro dia de treinamento e três meses após ele ter sido finalizado. Nos resultados referentes ao mapeamento foram obtidas 23 competências comportamentais e 25 técnicas. Na etapa de validação de competências, 48 itens foram aprovados para a construção do questionário. Os resultados finais da pesquisa mostraram que os Programas Trainees tiveram impacto sobre o desempenho de egressos, considerando as análises feitas. Esse impacto foi baixo nas competências comportamentais, visto que, entre 22 competências, quatro foram impactadas; e positivo nas competências técnicas, tendo impacto em 13 competências de 26.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons