Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1250
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TamaradeFreitasQuerino.pdf250,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância da formação específica em gestão universitária para o exercício da liderança na função de diretor ou chefe de departamento
Autor(es): Querino, Tamara de Freitas
Orientador(es): Trindade, Marisa Cardoso
Assunto: Universidades e faculdades - administração
Liderança
Competências gerenciais
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 23-Nov-2010
Referência: QUERINO, Tamara de Freitas. A relevância da formação específica em gestão universitária para o exercício da liderança na função de diretor ou chefe de departamento. 2008. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo objetiva demonstrar a relevância de cursos específicos para chefes de Departamentos de universidades no intuito de desenvolver habilidades de liderança, necessárias à gestão no século XXI. A liderança é compreendida como um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas, ultrapassando qualidades inatas e carisma pessoal. Líderes podem ser treinados para melhor administrar pessoas, processos e, no caso das universidades, programas e políticas educacionais. Essa necessidade de diretores mais adaptados à contemporaneidade relaciona-se ao fato de que a universidade vem enfrentando uma crise de identidade desde a década de 80, quando novas e rápidas mudanças tecnológicas introduziram modificação no seu papel como locus de primazia na produção do conhecimento. Esse papel estendeu-se a outras instituições, gerando o conhecimento pluriversitário, das escolas profissionais, empresas, laboratórios públicos e privados e outras instituições. Alguns autores discutem os novos desafios que a universidade deve enfrentar como instrumento de integração social nos países em desenvolvimento. Conseqüentemente, este estudo focaliza a administração universitária a partir das habilidades de liderança adquiridas mediante treinamento como instrumento para conduzir a universidade a uma posição em que possa integrar novas missões, além das atuais : ensino, extensão e pesquisa. Este estudo também apresenta as impressões da comunidade acadêmica sobre habilidades de liderança aprendidas como instrumento para administrar os Departamentos.
Abstract: The present study aims to demonstrate the relevance of specific courses for university directors in order to develop special leadership skills, necessaries to managers in the 21rst century. Therefore, leadership is understood as a whole of competencies that can be learned, overcoming natural abilities. Leaders can be trained to better manage people, processes and, on the specific case of Universities, educational politics and programs. This necessity for more adapted university directors is related to the fact that University has been facing an identity crises, since the 1980’s, when new and fast changing technologies produced a modification on its role as the primacy locus of the knowledge production. This role was extended to other institutions like business schools, research and development public and private laboratories and even to enterprises. Some authors have been discussing the new challenges the University faces as an instrument of social integration on developing countries. Consequently, this study focuses on the university administration new leadership skills, conquered by training, as a way to carry on the University to a position where it can integrate new tasks, in addition to those it offers nowadays : teaching, extension and research. The study also shows the impression of the university communities heard about learned leadership skills as a tool to manage Departments at the University.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1250
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.