Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12495
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IgorAlmeidaBarbalho.pdf666,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto de uma reforma tributária na atuação do contador
Autor(es): Barbalho, Igor Almeida
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Reforma tributária
Contadores - prática profissional
Planejamento tributário
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: BARBALHO, Igor Almeida. Impacto de uma reforma tributária na atuação do contador. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Há décadas o tema de reforma tributária figura entre os debates políticos no Brasil, cujo atual cenário é de tributação é constantemente tachado de injusto, complexo e pesado, fazendo com que os vários setores da sociedade clamem por mudança. De um lado, contribuintes requerem impostos mais claros e menos onerosos. Do outro, os arrecadadores reclamam da insuficiência de fundos, da excessiva sonegação e dos entraves que surgem entre os entes federados. Ambos os lados veem a necessidade de uma reforma tributária, que tarda a acontecer. Os contadores se encontram imersos no conflito, e por isso participam ativamente dos debates acerca da reforma tributária por meio da representação do Conselho Federal de Contabilidade. A fim de contribuir com a disseminação da importância da reforma fiscal e avaliar seus impactos para a atuação do profissional contábil, esta pesquisa avalia o posicionamento dos alunos graduandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília acerca de um futuro sistema tributário brasileiro, simplificado e aperfeiçoado, e no que isso implicaria para o contador no mercado de trabalho. Com a aplicação de questionários, foi possível inferir que os alunos estão certos da distinção entre Contabilidade e gestão tributária, que destacam a necessidade de difundir essa diferença aos micro e pequenos empresários e que, sopesando os pontos positivos e negativos advindos de uma reforma tributária, aceitariam as propostas que melhorem o sistema tributário brasileiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons