Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RairaVelosodeSouza.pdf423,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado: participação dos Empregados na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos Diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Souza, Raíra Veloso de
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Governança corporativa
Empresas - distribuição de riqueza
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: SOUZA, Raíra Veloso de. Demonstração do valor adicionado: participação dos empregados na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2014. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Demonstração do Valor Adicionado apresentar a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto do País. Sendo assim, essa demonstração proporciona aos investidores informações de natureza econômica e social e possibilita uma melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade. O objetivo deste estudo é identificar a participação dos empregados na distribuição da riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2011 a 2013. É um estudo descritivo e quantitativo aplicado a uma amostra, selecionada por conveniência, formada por 133 empresas listadas nos níveis de governança corporativa 1, 2 e Novo Mercado. O teste estatístico de média realizado entre os mesmos setores localizados em diferentes níveis mostrou que de um modo geral, a hipótese nula de igualdade é aceita, com exceção dos setores de Consumo Cíclico e Utilidade Pública que nas comparações com o Novo Mercado apresentaram rejeição da hipótese nula no teste F. O teste t student evidencia que os níveis apresentam igualdade de médias, mas que o Novo Mercado é o que possui a maior distribuição aos empregados com relação ao valor adicionado total a distribuir.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons