Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenataVianaAnastacio.pdf547,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O efeito das perícias médicas na sustentabilidade do orçamento do regime geral de previdência social
Autor(es): Anastácio, Renata Viana
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Perícia médica
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Déficits orçamentários
Gasto público
Data de apresentação: 21-Fev-2013
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: ANASTÁCIO, Renata Viana. O efeito das perícias médicas na sustentabilidade do orçamento do regime geral de previdência social. 2013. 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A finalidade do estudo é analisar o efeito das perícias médicas no Orçamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) por meio da análise de seu impacto na despesa. Foi aplicado à análise dos dados o coeficiente de correlação bem como a análise exploratória da evolução dos dados. A justificativa para o estudo está na percepção de que as perícias médicas podem ser um instrumento de controle para o déficit da Previdência. Como limitação da pesquisa tem-se que, como não é discriminado o valor gasto com benefícios concedidos por meio de perícias médicas, o impacto foi estimado por meio da suposição de que todo benefício concedido estudado, que é objeto de perícia médica, foi resultado de uma perícia com parecer favorável. Os resultados mostram que as perícias médicas com parecer favorável apresentam uma relação fraca e inversa à concessão de benefícios o que pressupõe um instrumento de controle não significativo já que a relação não é direta nem forte. Desta forma, pode-se concluir que o efeito das perícias médicas no Orçamento do RGPS é baixo e que elas pouco contribuem para sua sustentabilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons