Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabriciodaCostaSantin.pdf393,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de aversão aos extremos para alunos do curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Santin, Fabrício da Costa
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Finanças comportamentais
Carteira de investimentos
Ativos (Contabilidade)
Aversão ao extremo (Finanças comportamentais)
Data de apresentação: 12-Jul-2013
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: SANTIN, Fabrício da Costa. Análise de aversão aos extremos para alunos do curso de Ciências Contábeis. 2013. ix, 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Teoria Moderna de Finanças tem como uma de suas mais influentes teorias a Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) onde os mercados devem ser considerados eficientes refletindo no preço de um ativo todas as informações disponíveis no mercado sobre o mesmo, assimiladas corretamente pelos agentes econômicos racionais. Com o tempo, diversos pesquisadores perceberam que o mercado não se comportava de forma inteiramente racional e que a arbitragem não era suficiente para corrigir os desvios causados pelos investidores aleatórios, eis que surge o campo da finança comportamental, que questiona a real racionalidade dos agentes econômicos e mostra que, mesmo quando treinados para agir racionalmente, o agente econômico pode ser afetado por certos fenômenos que distorcem a correta associação das informações. Este trabalho tem por objetivo verificar se o fenômeno da aversão ao extremo, observado originalmente por Benartzi e Thaler (2002) na escolha de portfólios de fundo de pensão, pode ser observado entre estudantes do curso de ciências contábeis de uma universidade federal brasileira. Por meio da análise dos questionários aplicados, foi possível reforçar a hipótese da existência desse fenômeno no espaço amostral estudado, em especial, entre estudante de característica moderada de investimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons