Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaLuizadaSilvaAndrade.pdf568,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fator limitante da compensação de prejuízos : o impacto da escolha da forma de tributação pelo lucro real
Autor(es): Andrade, Maria Luiza da Silva
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Planejamento tributário
Compensação de prejuízos fiscais
Lucros
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: ANDRADE, Maria Luiza da Silva. Fator limitante da compensação de prejuízos: o impacto da escolha da forma de tributação pelo lucro real. 2013. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Lei nº 8.981/95 implementou o fator limitante da compensação do prejuízo fiscal o qual pode ser compensado totalmente, no caso da apuração pelo lucro real anual; e parcialmente, no caso da escolha pelo lucro real trimestral. Assim, este trabalho busca primeiramente explanar a questão da constitucionalidade desse fator limitante; e em seguida identificar as preferências das empresas quanto à forma de tributação. Outro ponto discutido no decorrer deste trabalho é a importância da ferramenta do planejamento tributário, visto que a diferente escolha da forma de tributação onera as empresas de forma distintas, recolhendo para os cofres públicos mais, ou muitas vezes menos, do que em comparação com a outra modalidade de tributação. Para alcançar os resultados, a pesquisa utilizou, mediante uma abordagem qualitativa, uma amostra não probabilística, a partir das empresas que obtiveram prejuízo no período de 2012. A coleta de dados foi mediante análise de documentos e através da aplicação de um questionário, onde obtiveram resposta de sete empresas. A análise dos questionários indica que as empresas preferem a apuração do Lucro Real com base Anual, e que a escolha da forma de tributação está diretamente relacionada com o planejamento tributário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons