Título: | Representações sociais do curso de Ciências Contábeis : um estudo com discentes da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Ribeiro, Marcos Mateus Mousinho de Sousa |
Orientador(es): | Cunha, José Humberto da Cruz |
Assunto: | Representações sociais Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes Contadores - estereótipos Ciências Contábeis - representações sociais |
Data de apresentação: | 1-Jul-2014 |
Data de publicação: | 17-Mar-2016 |
Referência: | RIBEIRO, Marcos Mateus Mousinho de Sousa. Representações sociais do curso de Ciências Contábeis: um estudo com discentes da Universidade de Brasília. 2014. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As representações sociais são as crenças e mitos que surgem acerca de um objeto social. A contabilidade, talvez não muito compreendida na sociedade, é cercada de conceitos e
percepções que nem sempre condizem com a realidade. Como importante instituição
social, a Universidade deve trabalhar no intuito de que seus estudantes tornem-se
agentes de transformação do meio em que atuam. Este trabalho visou analisar as
percepções dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sob a
ótica da Teoria das Representações Sociais. Baseado na ideia de Durkheim, na qual o
indivíduo absorve as representações da sociedade e a molda simultaneamente, foi
possível construir uma imagem da contabilidade e do contador na visão dos estudantes.
Foram aplicados 78 questionários para os estudantes de Ciência Contábeis da
Universidade de Brasília, no qual puderam indicar suas representações. A contabilidade
como curso foi indicada, pela maior parte dos estudantes, como desvalorizada,
importante e técnica. Já como profissão foi analisada como burocrática, ética e prática.
Foram comparadas também as representações dos estudantes do início e do final do
curso. Observou-se que os estudantes do início do curso enxergam a contabilidade como
complexa para a sociedade, já os do final possuem “obrigação” e “transparência” como
representações principais da contabilidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Social representations are the beliefs and myths that arise about a social object. Accounting, perhaps not understood in society, is surrounded concepts and perceptions
which are not always in line with reality. As an important social institution, the
University must work in order for their students to become agents of transformation in
the environment in which they operate. This study aimed to analyze the perceptions of
students in Accounting from the University of Brasilia from the perspective of the social
representations theory. Based on the idea of Durkheim, in which the individual absorbs
the representations of society and shapes simultaneously, it was possible to build a
picture of accounting and the accountant in the students' view. 78 questionnaires were
administered to students in Accounting Science from the University of Brasilia, which
might indicate their representations regarding accounting. Accounting as the course was
indicated by most students as undervalued, and important technical. Already as a
profession was analyzed as bureaucratic, ethics and practice. Representations of
students at the beginning and end of the Accounting course were also compared. It was
observed that students at the beginning of the course they see accounting as complex to
society since the end have the obligation and transparency as key representations of
accounting. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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