Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlavioAlexandreCortezTeixeira.pdf738,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A análise das mudanças na estrutura etária e seus efeitos nas receitas e despesas dos fundos de pensão
Autor(es): Teixeira, Flávio Alexandre Cortez
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Fundos de pensão
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: TEIXEIRA, Flávio Alexandre Cortez. A análise das mudanças na estrutura etária e seus efeitos nas receitas e despesas dos fundos de pensão. 2013. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da longevidade no equilíbrio financeiro e atuarial dos fundos de pensão. Para tratar a questão da pesquisa, foi efetuado estudo de caso em uma entidade fechada de previdência complementar patrocinada, a partir dos dados cadastrais e premissas biométricas da massa de participantes referentes ao período de 2003 a 2012, segregados por faixa etária e pela situação dos participantes (ativos e assistidos). A justificativa para a pesquisa está na percepção de que o envelhecimento do perfil demográfico da população brasileira e, consequentemente, da massa de participantes ativos e assistidos pode afetar o as receitas e despesas dos fundos de pensão. Os resultados mostram que o aumento da longevidade impactou o equilíbrio financeiro do fundo de pensão analisado, uma vez que, comparativamente, o crescimento das despesas com o pagamento dos benefícios foi superior ao crescimento das receitas de contribuições no período de 2003 a 2012, e que a tendência é que venha impactar também o equilíbrio atuarial, em razão das evidências de envelhecimento da sua massa de participantes ativos e assistidos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons