Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielRodriguesBorges.pdf708,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de desempenho dos fundos de ações e dividendos administrados pelas maiores instituições financeiras no Brasil
Autor(es): Borges, Gabriel Rodrigues
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Fundos de investimento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: BORGES, Gabriel Rodrigues. Análise de desempenho dos fundos de ações e dividendos administrados pelas maiores instituições financeiras no Brasil. 2013. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo aplicar técnicas de análise de investimentos a uma seleção de fundos de investimentos negociados no Brasil, evidenciando seus retornos e riscos, bem como avaliando seus desempenhos no período em análise. Foram considerados seis tipos de fundos de investimentos em ações e dividendos administrados pelos maiores bancos da economia brasileira para poder calcular seus índices de desempenho e conseguir classificar qual obteve o melhor desempenho perante aos outros, ao benchmark e a taxa livre de risco, dentro do período de 1º de outubro de 2011 até 30 de setembro de 2013. A plataforma teórica baseou-se nos conceitos de retorno, risco, fundo de investimento, modelo CAPM, indicadores de desempenhos como: desvio-padrão, beta, índice de Sharpe e índice de Jensen. A metodologia utilizada foi por meio de cálculos, com uso de tabelas eletrônicas, desses indicadores, confecção de tabelas e gráficos para uma melhor visualização e comparação dos dados. Como conclusões, verificou-se que para os tipos de fundos de ações e dividendos analisados, o fundo administrado pelo Bradesco apresentou o melhor desempenho com uma rentabilidade acumulada de 34,68%, índice se Sharpe de 0,037 e índice de Jensen de 0,042. O destaque negativo da análise ficou para o fundo do HSBC que apresentou uma rentabilidade acumulada de 9,53%, o único a apresentar índice de Sharpe negativo de -0,010 e um índice de Jensen de 0,005. Porém, mesmo sendo o fundo analisado a apresentar a menor rentabilidade acumulada, este ficou bem acima da rentabilidade do Ibovespa (Proxy do mercado) que apresentou um resultado bem baixo no período de 0,003%.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons