Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EduardoJeziniFernandesGanassin.pdf630,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de modelo contabilométrico baseado na Lei de Newcomb-Benford como ferramenta de controle social
Autor(es): Ganassin, Eduardo Jezini Fernandes
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Lei de Newcomb-Benford
Controle social
Contas públicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: GANASSIN, Eduardo Jezini Fernandes. Aplicação de modelo contabilométrico baseado na Lei de Newcomb-Benford como ferramenta de controle social. 2013. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A transição entre a administração burocrática e a gerencial do patrimônio público envolve vários pilares, sendo um deles o controle social. Nesse contexto, deve a gestão tanto ser transparente na divulgação das contas quanto no estímulo para que o cidadão possa exercer seu poder de fiscalização das contas públicas. Assim, surgem métodos quantitativos os quais auxiliam tal atividade. O método utilizado nesta pesquisa tem como base na Lei de Newcomb-Benford, uma anomalia da probabilidade das estatísticas que enuncia distribuições díspares específicas para dígitos de uma base de dados. Foram obtidas 3895 notas de empenho emitidas entre 2008 e 2012 pelo Ministério Público Militar e 2866 pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, sendo os resultados correlacionados com indicadores de gestão. O objetivo geral da pesquisa é, portanto, a utilização do modelo contabilométrico em questão, baseado na Lei de Newcomb-Benford, como ferramenta de incremento ao controle social. Os resultados apontam a aplicabilidade do modelo, além de demonstrar que a distribuição dos dígitos está em consonância com a lei, o que pode ser um indício de boa gestão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons