Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ArthurSantosVentura.pdf623,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência municipal : a evolução da evidenciação dos principais atos da gestão administrativa apresentados pelas prefeituras do Brasil
Autor(es): Ventura, Arthur Santos
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Transparência pública
Municípios (Brasil)
Municípios (Brasil) - transparência pública
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: VENTURA, Arthur Santos. Transparência municipal: a evolução da evidenciação dos principais atos da gestão administrativa apresentados pelas prefeituras do Brasil. 2013. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O município é a estrutura administrativa mais próxima do cidadão e a evidenciação das informações de sua gestão de forma transparente possibilitam um maior controle de como está sendo o planejamento e a eficiência governamental dos recursos geridos, atendendo às demandas sociais. O objetivo do artigo surge no sentido de verificar se houve desenvolvimento quanto ao número de sites e informações disponibilizados pelas prefeituras como forma de transparência, tendo como base o período de pesquisa feita por Lock (2003), o qual efetuou a consulta aos sites municipais nos meses de Outubro e Novembro de 2002, e assim fazer a comparação com a pesquisa atual feita nos portais entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2013. A partir de pesquisa quantitativa, catalogando em planilha eletrônica os dados observados nos portais eletrônicos municipais, sobre os mecanismos de Evidenciação Receitas e Despesas; Demonstrações Contábeis da Entidade; Divulgação das Audiências Públicas; e Contato Eletrônico direto com a Prefeitura, vê-se um aumento numérico de municípios transparentes, pois a quantidade de prefeituras com informações de clareza na gestão quase triplicou, porém a evolução não alcançou o esperado pela Legalidade e Controle Social, em que o número de municípios com informação de transparência não chega nem a 50% da amostra de 235 municípios pesquisados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons