Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosaneOliveiraBezerra.pdf894,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma aplicação da Lei Newcomb Benford na auditoria contábil
Autor(es): Bezerra, Rosane Oliveira
Orientador(es): Forster, Rubens Peres
Assunto: Lei Newcomb-Benford
Auditoria
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: BEZERRA, Rosane Oliveira. Uma aplicação da Lei Newcomb Benford na auditoria contábil. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As empresas de capital aberto são aquelas que negociam suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo – B&M Bovespa. No Brasil, essas empresas realizam anualmente a divulgação de seus demonstrativos contábeis, a fim de que seus atuais e futuros acionistas estejam cientes da posição financeira e patrimonial da empresa. A auditoria contábil é a forma com que os usuários têm certeza de que tais demonstrativos naquela determinada data, são verdadeiros e realmente representam a realidade financeira e patrimonial da entidade, a partir do parecer emitido pelo auditor independente. No entanto, a auditoria não consegue verificar todos os dados, assim se faz necessário utilizar amostras e testes que possam representar o todo. Dessa forma, diversas ferramentas podem ser utilizadas para detectar erros e fraudes que podem vir a existir. Uma dessas ferramentas é a Lei Newcomb Benford, ou a lei do primeiro dígito, na qual é observado que é mais comum aparecer nos primeiros dígitos os números 1, 2, e 3, ao invés dos números 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Este trabalho demonstra essa lei, foram realizados testes estatísticos nas contas Bancos e Receitas de 125 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – B&M Bovespa, referentes ao ano de 2014. No qual foi possível observar que os dados estavam em conformidade com a lei. O que pode indicar pouco indício de erros ou fraudes nestas entidades.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons