Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexandredeOliveiraLimaLoyo.pdf411,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação do ICPC 01 : uma análise quanto às informações contábeis divulgadas e o valor de mercado das empresas listadas na Bovespa
Autor(es): Loyo, Alexandre de Oliveira Lima
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Interpretação Técnica ICPC 01
Empresas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: LOYO, Alexandre de Oliveira Lima. Implementação do ICPC 01: uma análise quanto às informações contábeis divulgadas e o valor de mercado das empresas listadas na Bovespa. 2013. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ao longo do processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões contábeis internacionais, o CPC tem traduzido e publicado, desde 2008, novas normas contábeis editados pelo IASB. Em novembro de 2009, foi publicada a Interpretação Técnica ICPC 01, que alterou a forma de contabilização das concessões de serviços públicos no Brasil. Uma das mudanças mais significativas versa sobre a realocação do ativo imobilizado como ativo intangível, financeiro ou o modelo misto (bifurcado), que dependerá da natureza da remuneração do concessionário. Neste contexto, o foco deste trabalho é verificar, por meio de análise de regressão, se o novo modelo de contabilização das concessões públicas definida por esta Interpretação trouxe ganho informacional para a mensuração do valor de mercado das concessionárias de serviços públicos de capital aberto. Para tanto, utilizou-se o modelo operacional para mensurar o value relevance com a introdução das variáveis ativo imobilizado, ativo intangível concessões e ativo financeiro concessão. A amostra foi composta de 42 empresas concessionárias de serviços públicos de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no período que se concentra entre o último trimestre de 2006 ao primeiro trimestre de 2013. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que o novo modelo contábil, inserido no processo de convergência, gerou um ganho informacional evidenciado pelo maior poder explicado do R2. Ademais, no período pós adoção, houve uma perda de qualidade informacional para variável ativo imobilizado e do lucro líquido, em contrapartida das variáveis ativo intangível concessões e ativo financeiro concessões que passam a ter relevância informacional na determinação do valor de mercado das empresas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons