Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlineBorgesBarbosa.pdf782,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O interesse que o mercado de perícia desperta em formandos em Ciências Contábeis no Distrito Federal
Autor(es): Barbosa, Aline Borges
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Perícia contábil
Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: BARBOSA, Aline Borges. O interesse que o mercado de perícia desperta em formandos em Ciências Contábeis no Distrito Federal. 2013. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia evidencia e traz para discussão os resultados obtidos em pesquisa realizada com 201 alunos do curso de ciências contábeis de seis instituições de ensino superior da região de Brasília no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado aos alunos do 7º ao 10º período semestral, incluindo os concludentes, no segundo semestre de 2013. Objetivo da pesquisa é investigar se as instituições de ensino superior, que ofertam cursos de contabilidade na região de Brasília no Distrito Federal ministram conteúdo de perícia, informam seus alunos sobre o mercado de pericia e se promovem algum mecanismo que provoque interesse dos alunos pelo mercado de trabalho do perito-contador. Para cumprir esse objetivo utilizou-se metodologia paramétrica e não-paramétrica consubstanciada em estatísticas descritivas e teste de independência de duas variáveis da estatística qui-quadrado ). Os resultados sinalizam que nem todas as instituições de ensino encorajam seus alunos a obter conhecimento de perícia por não ofertarem o conteúdo como disciplina obrigatória; que os alunos compartilham do mesmo nível de informações sobre perícia, que é baixo, aproximadamente 43,78%, mostrando que não há diferença entre as instituições de ensino; que alunos não compartilham do mesmo interesse e nem compartilham da mesma percepção sobre a remuneração do perito-contador, evidenciando que nesses dois quesitos os alunos das instituições de ensino apresentam percepções diferentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons