Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeniseFreitasPaiva.pdf85,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais” : criação artística e realidade periférica
Autor(es): Paiva, Denise Freitas
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Assis, Machado de, 1839-1908
Personagens literários - análise
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Contos brasileiros
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: PAIVA, Denise Freitas. “Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais”: criação artística e realidade periférica. 2015. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este artigo procura analisar os contos “Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais”, de Machado de Assis, a partir dos eixos modeladores da realidade periférica, explicando como esta dinâmica social se interioriza e transparece na estrutura narrativa. Desta forma, o conflito da falta de identidade dos personagens-músicos está diretamente relacionado ao problema da insatisfação criativa. Assim, Machado compõe um ambiente propício para expor a configuração do país que tenta superar as limitações artísticas originadas por suas contradições históricas.
Abstract: Este artículo busca analizar los cuentos “Um Homem Célebre” y “Cantigas de Esponsais” de Machado de Assis a partir de los ejes formadores de la realidad periférica, explicando cómo esta dinámica social se interioriza y se transluce en la estructura narrativa. De manera que el conflicto de la ausencia de identidad de los personajes-músicos está directamente relacionado al problema de la insatisfacción creativa. Así, Machado compone un entorno propicio para exponer la configuración del país que trata de superar las limitaciones artísticas causadas por sus contradicciones históricas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Bacharelado em Letras - Português, Monografia em Literatura, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons