Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunoInaciodeOliveiraPaula.pdf189,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Liquidez, volume e retorno das ações : uma análise empírica de empresas brasileiras de capital aberto no período de 2000 a 2012
Autor(es): Paula, Bruno Inácio de Oliveira
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Mercado acionário brasileiro
Ações (Finanças)
Liquidez (Economia)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: PAULA, Bruno Inácio de Oliveira. Liquidez, volume e retorno das ações: uma análise empírica de empresas brasileiras de capital aberto no período de 2000 a 2012. 2013. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo apresentar um aprofundamento analítico dos fatores e relações acerca da multidimensionalidade da liquidez no mercado acionário brasileiro. Para fomentar subsídios ao estudo proposto, além do acúmulo de um arcabouço teórico inerente às particularidades do mercado acionário brasileiro, foi necessária a coleta de dados para todas as ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, utilizando o banco de dados disponível no sistema Economática, durante o lapso temporal compreendido entre janeiro de 2000 a outubro de 2012. Assim, o período de estudo compreende 3.183 dias de cotações, cujas cotações foram organizadas com base em seus meses correntes, em um total de 154 meses, para todas as 83 ações filtradas no espaço amostral. Constituindo um painel balanceado com 12.782 observações. Os resultados encontrados postulam que a liquidez apresenta uma relação positiva com o volume de negócios, sendo que, o volume de negócios apresenta uma relação positiva com o retorno. Demonstrando a importância da observância do volume de negócios da ação, objetivando obter maior liquidez e retorno das ações. Dessa forma, o presente esforço objetiva contribuir no processo de tomada de decisões por parte de todos os usuários interessados em analisar o comportamento e importância da observação da liquidez das ações no mercado acionário brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons