Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariannaDiasVictorHolanda.pdf3,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A narrativa na web : estudo de caso do Vox
Autor(es): Holanda, Marianna Dias Victor
Orientador(es): Marques, Márcia
Assunto: Jornalismo eletrônico
Grécia - crise financeira
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: HOLANDA, Marianna Dias Victor. A narrativa na web: estudo de caso do Vox. 2015. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalhou analisou a narrativa construída pelo site noticioso estadounidense Voxsobre a crise política e financeira da Grécia por meio das notícias publicadas entre janeiro a julho de 2015, da posse do premiê grego Alexis Tsipras ao plebiscito para escolha das medidas impostas pelos credores ou não. Primeiramente, foi feita uma revisão teórica dos conceitos de comunicação, jornalismo e new media. A partir da metodologia de Luiz Gonzaga Motta (2008), foi feita uma análise pragmática de cada aspecto da narrativa deste veículo new media, que surgiu em 2014, mas já é consagrado e rentável. Em seguida, foi feita uma análise referente ferramentas tecnológicas e recursos audiovisuais. Por meio da animaverbivocovisualidade, AV3 (MIRANDA, SIMEÃO, 2014), foram identificados os elementos da linguagem que mais apareceram: fotos, vídeos, hyperlinks, etc. Este estudo buscou compreender a narrativa jornalística não-tradicional do Vox, e de que forma os recursos AV3 são utilizados não apenas como acessórios da matéria, mas como elementos indispensáveis da notícia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyzed how American website Vox reported on the financial and political greek crisis events to its readers. First, it documents a theoretical review of the concepts of communication, journalism and new media. From Luiz Gonzaga Motta’s (2008) methodology, it was done a pragmatic analysis of each aspect of the storytelling of this new media that emerged on 2014 and is already established and profitable. The period of analysis is from January to July 2015, from the inauguration of chancellor Alexis Tsipras to the referendum that decided greeks would not accept the creditor’s imposed reforms. Later, it brings an analysis of the technological tools and audiovisual resources used by Vox. Through animaverbivocovisualidade, AV3 (MIRANDA, SIMEÃO, 2014), it was identified the AV3 elements that most appeared: photos, videos, hyperlinks, etc. This analysis sought to understand Vox unorthodoxic journalistic storytelling; and also how AV3 elements are used, not only as na accessory of the article, but as na indispensable element of the story.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons