Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdonisVelosodaSilva.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das demonstrações financeiras da empresa AMBEV : uma aplicação da lei Newcomb-Benford na auditoria
Autor(es): Silva, Adônis Veloso da
Orientador(es): Forster, Rubens Peres
Assunto: Lei Newcomb-Benford
Balanço (Contabilidade)
Auditoria
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SILVA, Adônis Veloso da. Análise das demonstrações financeiras da empresa AMBEV: uma aplicação da lei Newcomb-Benford na auditoria. 2013. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta a aplicabilidade da Lei Newcomb-Benford nos balanços patrimoniais de uma grande empresa de capital aberto. Uma vez que o objetivo da presente pesquisa foi verificar se os balanços patrimoniais, referentes aos trimestres de 2009 até 2012, seguem o padrão determinado pela Lei Newcomb-Benford. Essa lei pode ser utilizada como uma ferramenta de auxílio no planejamento da auditoria, visando examinar a exatidão dos registros contábeis realizados pelas empresas. A referida lei expõe uma anormalidade das probabilidades, ocasionando que os dígitos 1, 2 e 3 são mais comuns que os dígitos 4, 5, 6, 7, 8 e 9, como primeiro dígito de uma distribuição. Como resultado da pesquisa, constatou-se a ocorrência de incompatibilidade dos registros da empresa em estudo com a lei, nos dígitos 1, 3, e 5. Porém, a constatação de desvios de conformidade em relação à Lei Newcomb-Benford não são necessariamente indicativos de erros e fraudes. Indicando assim, uma proposta para formação de trilhas de auditoria futuras nos desvios que foram encontrados na empresa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons