Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12372
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlineLuizaRezendeReginaSantana.pdf425,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise crítica dos processos de convergência do setor público aos padrões contábeis internacionais
Autor(es): Santana, Aline Luiza Rezende Regina
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Setor público
Contabilidade - normas internacionais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SANTANA, Aline Luiza Rezende Regina. Análise crítica dos processos de convergência do setor público aos padrões contábeis internacionais. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo efetuar uma análise crítica dos processos de convergência do Setor Público aos padrões contábeis internacionais. Trata-se de ensaio baseado em revisão bibliográfica e documental sobre os processos conduzidos nos países membros da União Europeia, no Reino Unido, nos Estados Unidos da América e no Brasil. A justificativa para o estudo está na percepção de que o processo de convergência alcança os governos de vários países do mundo, sendo este um momento importante para que essas experiências sejam compartilhadas de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência contábil no Setor Público. Os resultados mostram que os processos de convergência aos padrões contábeis em âmbito mundial não apresentam um padrão único, sendo que nos Governos dos países membros da União Europeia e do Brasil estão sendo desenvolvidas normas específicas fundamentadas nas IPSAS. O Governo do Reino Unido optou por adotar diretamente as normas internacionais do setor privado (IFRS) adaptando-as às suas necessidades, enquanto que nos Estados Unidos da América padrões próprios foram desenvolvidos distinguindo o Governo Local, Estadual e Federal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons