Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PaulaEugeniodosSantos.pdf640,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto dos gastos em segurança pública na criminalidade do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Paula Eugenio dos
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Brasília (DF) - segurança pública
Orçamento público
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: SANTOS, Paula Eugenio dos. O impacto dos gastos em segurança pública na criminalidade do Distrito Federal. 2014. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A criminalidade no DF tem crescido, em termos absolutos, nos últimos anos. Para combater tais índices, o governo investe em segurança pública e estes investimentos representavam 3,5% do orçamento total do DF em 2012. A fim de descobrir se os gastos do governo do Distrito Federal com a área de segurança pública estão influenciando o número de ocorrências policiais registradas, foi realizada uma análise de estatística descritiva destes dados, no período de 2003 a 2011. Além disso, foram analisadas outras variáveis socioeconômicas a fim de descobrir quais podem estar influenciando a criminalidade no Distrito Federal. Os resultados obtidos mostram que a criminalidade per capita tem diminuído, apesar de os números absolutos apresentarem um aumento no período analisado, e que, dentre as modalidades de crimes – contra o patrimônio, contra a pessoa e contra a dignidade sexual –, os crimes contra a pessoa são os de maior relevância. Analisando os gastos com segurança pública, é possível observar que no ano de 2004 houve uma diminuição acentuada desses gastos, em relação a 2003, e que a partir de 2008 os dispêndios dessa natureza voltaram a crescer. Sobre as variáveis socioeconômicas analisadas, é possível observar que a renda domiciliar per capita, a média dos anos de estudo, o nível de pobreza, o nível de desemprego e o percentual de jovens do sexo masculino apresentaram uma correlação forte com a criminalidade. Já os gastos públicos não apresentaram uma correlação tão significativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons