Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizPauloSorancoMiranda.pdf827,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise multicritério dos motivadores das inovações no sistema de transporte no setor de logística
Autor(es): Miranda, Luiz Paulo Soranço
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Logística de transporte
Empresas - sistema logístico
Inovação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: MIRANDA, Luiz Paulo Soranço. Análise multicritério dos motivadores das inovações no sistema de transporte no setor de logística. 2015. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O sistema logístico das empresas tem se tornado cada vez mais complexos, focando cada vez mais na redução dos prazos, gastos e no aumento do seu alcance, em busca de uma melhor forma de aperfeiçoar as atividades logísticas. A procura por uma melhor compreensão das inovações que cercam o sistema de transporte permite que as empresas alcancem evolução nos níveis serviço e adquiram vantagens competitivas. Este trabalho tem como objetivo analisar os motivadores das inovações no transporte de empresas de distribuição logística. Para alcançar tal propósito foi utilizado método de Análise Multicritério de Apoio à Decisão – MCDA, na sua forma construtivista, fato que tornou o processo construção e consolidação do modelo mais participativo. O modelo consiste na transformação dos dados qualitativos em dados quantitativos, e assim, permitiu que os critérios motivadores fossem estudados considerando aspectos subjetivos e matemáticos. A coleta de dados foi feita junto a especialistas da área de transporte por meio de um questionário, e foram posteriormente analisados e transformados em informações quantitativas. Os resultados da pesquisa mostraram que o critério Custos foi considerado o principal motivador para a realização de uma inovação no transporte dentro de um ambiente de empresa de distribuição logística. Adicionalmente constatou-se que os outros dois critérios analisados, Agilidade e Segurança, obtiveram desempenho expressivos o que demonstrou a complexidade do processo decisório envolvendo sistema logístico e transporte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons