Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MonicaOliveiradaCruz.pdf614,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Negras e loucas : o perfil das mulheres que cumprem medida de segurança no Distrito Federal
Autor(es): Cruz, Mônica Oliveira da
Orientador(es): Silva, Érica Quinaglia
Assunto: Mulheres criminosas
Loucura
Delitos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: CRUZ, Mônica Oliveira da. Negras e loucas: o perfil das mulheres que cumprem medida de segurança no Distrito Federal. 2015. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2015.
Resumo: As mulheres atendidas na Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) cumprem medida de segurança, uma sentença que atribui a elas a marca de decriminosas e doentes mentais. As relações de gênero, raça, escolaridade e qualificação profissional podem contribuir para uma situação vulnerável que interfere diretamente nas condições de vida e saúde dessas mulheres, podendo levá-las a práticas ilícitas. Ademais certas particularidades relacionadas às condições psicossociais delas devem ser consideradas. O desconhecido perfil dessa população é um obstáculo para o planejamento e aperfeiçoamento das políticas e programas de assistência à saúde mental voltados para esta população em medida de segurança. Diante disto, o presente estudo visa conhecer o perfil das mulheres que cumprem medida de segurança no DF afim de contribuir para uma agenda política e pública de atenção a essa população. Para tanto, neste estudo serão considerados os recortes de raça, gênero e classe social a fim de analisar como tais fatores influenciam na expressão da loucura e delitos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons