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Título: Modelos de gestão da inovação adotados por empresas de serviços de software atuantes no Distrito Federal
Autor(es): Gualberto, Sílvia Sabóia
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Inovações tecnológicas
Administração de empresas
Data de apresentação: 27-Ago-2010
Data de publicação: 12-Nov-2010
Referência: GUALBERTO, Sílvia Sabóia. Modelos de gestão da inovação adotados por empresas de serviços de software atuantes no Distrito Federal. 2010. 115 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este estudo descreve como ocorre o processo de gestão da inovação em empresas de serviços de software do Distrito Federal, buscando identificar casos típicos que podem ser considerados a melhor expressão deste processo no ramo de serviços escolhido. Procura, também, caracterizar cada inovação citada em modelos ou tipos de inovação empíricos. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com a análise de seis casos de empresas, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com especialistas, sendo eles profissionais de nível gerencial das organizações. Utilizase a codificação temática para fazer a descrição e análise de cada caso. Nas análises, na etapa de caracterização das inovações, são relatadas melhorias em sistemas existentes, criação de ferramentas tecnológicas totalmente novas, novos segmentos-alvo de atuação, melhorias nos processos, melhorias na forma de atendimento ao cliente e aquisição de certificações. Todos os casos de inovação citados puderam ser analisados à luz de tipos de inovação teóricos. A análise dos tipos de inovação mostrou que as inovações mais recorrentes são inovações radicais. Menos comuns são as inovações pela recombinação e ad hoc. Foi possível observar uma inovação que se caracteriza tanto como inovação radical quanto como inovação ad hoc. Foram observados três casos de inovações pela formalização. Os resultados apontam que as fases de procura e seleção de inovações não costumam ter momentos específicos de ocorrência e geralmente estão atreladas às atividades da cúpula da empresa. Na análise das fases de execução e lançamento da inovação, a principal barreira à inovação é a resistência a mudanças. Constatou-se, ainda, que não são consideradas acessíveis as formas de financiamento propostas por órgãos fomentadores de inovações. Conclui-se que o setor de serviços de software está sofrendo um processo de mudança em seu modelo de negócio, visto que não é sustentável oferecer apenas soluções tecnológicas sem uma análise do contexto geral em que se insere o cliente. As empresas de serviços de software precisam compreender a importância desta nova forma de ação voltada à solução de problemas e disseminar esta visão de negócio a todos os seus níveis hierárquicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1235
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